domingo, 22 de fevereiro de 2015

Pais homossexuais e suas crianças

por Felipe Nogueira

Pelo menos duas organizações científicas e de saúde revisaram a literatura em relação a crianças criadas por pais homossexuais. Elas são a American Psychological Association (Associação Psicológica American) e American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatras). 

Na base de um corpo de pesquisa extraodinariamente consistente de pais gays e suas crianças, a American Psychological Association (APA) e outras organizações científicas e de saúde concluíram que não há evidência científica que a eficácia parental está relacionada com a orientação sexual dos pais. Isso é, pais/mães lésbicas e gays são tão prováveis quanto pais heterossexuais em prover ambientes saudáveis para suas crianças.  
Na base da pesquisa, a APA continua se opondo a qualquer discrimininação baseada na orientação sexual em questões de adoção, custódia da criança e visitação, orfanato e serviços de saúde reprodutivos.  
Já a American Academy of Pediatrics, em seu relatório técnico, concluiu que "dados extensivos oriundos de mais 30 de pesquisas relevam que crianças criadas por pais/mães gays e homossexuais demonstraram resiliência em relação a saúde social, psicológica e sexual."

O interessante é que o relatório da American Academy of Pediatrics destaca que as crianças criadas por pais homossexuais sofrem estigma social e mesmo assim não estão em desvantagens em relação às crianças com pais heterossexuais. Conservadores e religiosos são contra que homossexuais adotem crianças. Para justificar, frequentemente utilizam o argumento do bem estar da criança. Então, se eles estão preocupados realmente com o bem-estar da criança, eles deveriam parar de se opor, para aumentar a aceitação e melhorar ainda mais as condições das crianças. Segundo o relatório: 
Maior aceitação e apoio à essas famílias proverá um ambiente ainda mais conducente para o desenvolvimento social e emocional bem sucedido.

A posição da American Psychological Association está disponível no link http://www.apa.org/news/press/response/gay-parents.aspx. Um sumário da pesquisa pode ser encontrado no link http://www.apa.org/about/policy/parenting.aspx
O relatório técnico da American Academy of Pediatrics está disponível no link  http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2013/03/18/peds.2013-0377.full.pdf+html


Nenhum comentário:

Postar um comentário